terça-feira, 1 de março de 2011

Para se divertir com crianças em Buenos Aires

Capa do livro 'Buenos Aires com crianças', da jornalista Fernanda Paraguassu / Foto: Divulgação

BUENOS AIRES - Depois de ter morado dois anos na capital argentina e passeado muito com seus dois filhos, Gabriel, de 5 anos, e Manuela, de 2, a jornalista carioca Fernanda Paraguassu decidiu transmitir sua experiência a outros pais através do livro "Buenos Aires com crianças - Aventurinhas na terra do dulce de leche" (editora Pulp, R$ 29,90), que acaba de ser lançado.

Em formato de bolso, com 164 páginas, o guia faz parte da coleção "Crianças a bordo", e tem ilustrações de Eve Ferreti. O livro, como define a própria Fernanda, é "um guia com informações úteis, curiosidades nacionais e até mesmo um dicionário básico para pais e mães".

- Quando chegamos a Buenos Aires não conhecíamos ninguém. Passear foi a melhor maneira de facilitar a adaptação das crianças - conta a autora, que em seu livro, indica hotéis com serviços especialmente dedicados aos mais pequeninos, como restaurantes com áreas de lazer, parques, livrarias, peças de teatro, museus e lojas de roupas.

Fernanda visitou todos os lugares e os recomenda porque, segundo ela, "meus filhos gostaram e quiseram voltar". Um deles é o Museu de los Niños. Fica dentro do Abasto Shopping, na Avenida Corrientes, e tem uma grande brinquedoteca onde as crianças brincam de ser gente grande andando de ônibus, comprando no supermercado, trabalhando como jornalistas ou até mesmo como pediatras. Outra opção é o museu de ciências do Centro Cultural Recoleta, com um nome muito interessante: Proibido não tocar.

Carrossel do zoológico de Palermo / Divulgação

Entre os passeios sugeridos pela autora, estão o Jardim Japonês, onde as crianças podem comprar comida para dar aos peixes; o zoológico de Buenos Aires, em Palermo, que tem um belo carrossel de dois andares, e o Temaiken, um parque temático de animais localizado a cerca de 50 quilômetros da cidade, que lembra um pouco os parques americanos. Para meninas que gostam de tudo cor-de-rosa, a Casa da Barbie e a Loja da Barbie, em Palermo, têm brinquedoteca, casa de chá, salão de beleza e roupas para crianças a partir de 3 anos.

Ainda no bairro de Palermo, Fernanda encontrou restaurantes como La Payuca, próximo ao shopping Alto Palermo, que tem uma grande área para crianças na parte de cima, com brinquedos. Para lanches ou um almoço leve, o Casa Mua é outra alternativa no mesmo bairro, já que também tem um cantinho dedicado aos mais pequeninos, que fica separado do restaurante por uma parede de vidro.

- Dou algumas dicas de roteiros, mas claro que você deve adaptá-los de acordo com a energia da criança - diz Fernanda, que passou a conhecer Buenos Aires melhor do que muitas mães portenhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário